Sobre o Curso
Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.O curso tem como objetivo geral formar o licenciado em Educação Especial voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino, atento aos princípios éticos que regem a vida societária e sua atividade profissional, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, sociais e profissionais necessárias a uma atuação crítica e comprometimento com o próprio desenvolvimento profissional, em atendimento às demandas loco regionais e nacional.
Funcionamento do Curso
Objetiva-se que o egresso adquira competências e habilidades para desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a promoção de processos de aprendizagem pautados no desenvolvimento humano e nos processos educativos alicerçados no entrelaçamento da teoria e prática.
O Curso de Graduação em Educação Especial foi concebido com intenção de preparar o profissional do magistério para atender as demandas de uma sociedade permeada por tecnologias, considerando a interculturalidade, a diversidade e a inclusão, utilizando-se da criatividade e da inovação, a fim de construir cenários voltadas à democracia, a autonomia e ao desenvolvimento da sociedade na qual está inserido.
Este profissional deve ter familiaridade com os recursos tecnológicos, as metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades, incluindo produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.
O curso está estruturado para formar profissionais agentes de mudanças e desenvolvimento, com forte comprometimento com os valores éticos, para atuar de maneira responsável e solidária, comprometido com o desenvolvimento humano, a inovação, a consciência ambiental e o direito à educação da pessoa com deficiência. Assim, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. E é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
São objetivos específicos do Curso de Graduação em Educação Especial, licenciatura:
O Curso de Graduação em Educação Especial foi concebido com intenção de preparar o profissional do magistério para atender as demandas de uma sociedade permeada por tecnologias, considerando a interculturalidade, a diversidade e a inclusão, utilizando-se da criatividade e da inovação, a fim de construir cenários voltadas à democracia, a autonomia e ao desenvolvimento da sociedade na qual está inserido.
Este profissional deve ter familiaridade com os recursos tecnológicos, as metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades, incluindo produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.
O curso está estruturado para formar profissionais agentes de mudanças e desenvolvimento, com forte comprometimento com os valores éticos, para atuar de maneira responsável e solidária, comprometido com o desenvolvimento humano, a inovação, a consciência ambiental e o direito à educação da pessoa com deficiência. Assim, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. E é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
São objetivos específicos do Curso de Graduação em Educação Especial, licenciatura:
- Assegurar a articulação entre o ensino, iniciação científica e extensão, garantindo um formação que leve a construção do perfil almejado;
- Ministrar os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular de forma integrada;
- Formar profissionais para a educação especial por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à inclusão do aluno com necessidades educativas específicas;
- Fundamentar a prática pedagógica com os subsídios teóricometodológicos necessários para o processo de inclusão na perspectiva da educação especial;
- Analisar os aspectos teóricos e metodológicos da Educação Especial e Inclusão no sistema educacional brasileiro;
- Discutir, avaliar e contribuir com os documentos e legislações internacionais e nacionais que implementam as políticas públicas da educação especial;
- Conhecer as necessidades educacionais da pessoa com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e como ocorre o atendimento educacional especializado; contribuindo com o desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento na área da Educação Especial;
- Contribuir na promoção da inclusão da pessoa com necessidades educacionais específicas por meio das tecnologias assistivas;
- Fomentar a valorização das dimensões éticas e humanísticas da profissão, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade;
- Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão;
- Desenvolver no egresso a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como dar prosseguimento aos estudos em cursos de pós-graduação.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e filosóficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
Perfil Profissional do Egresso, Competências e Habilidades
Carga Horária
3340 horasDocumentação:
- 1 Foto 3×4.
- Certidão de Nascimento ou Casamento.
- Título de Eleitor.
- Certificado de Reservista (Para Homens).
- RG (Não Aceita CNH).
- CPF.
- Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
- Comprovante de Residência.
- RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
- Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
- Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Grade Curricular
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
1º SEMESTRE: | |
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | |
SUSTENTABILIDADE | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | |
2º SEMESTRE: | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | |
PSICOMOTRICIDADE | |
NEUROFISIOLOGIA | |
POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO ESCOLAR | |
SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES | |
PSICOPEDAGOGIA | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | |
3º SEMESTRE: | |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ACESSIBILIDADE | |
DIDÁTICA | |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA | |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA | |
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA III | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | |
4º SEMESTRE: | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | |
METODOLOGIAS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | |
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | |
5º SEMESTRE: | |
COTIDIANO E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA | |
ENTRETENIMENTO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | |
PENSAMENTO, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | |
ATIVIDADES CURRICULARIZADAS DE EXTENSÃO | |
CARGA HORÁRIA TOTAL | |
6º SEMESTRE: | |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | |
ENSINO DE MATEMÁTICA | |
ENSINO DE ARTES | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL II | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI | |
7º SEMESTRE: | |
AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | |
ATELIER PEDAGÓGICO E EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
ELETIVA I | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL III | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII | |
8º SEMESTRE: | |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) | |
PSICOFARMACOLOGIA | |
ELETIVA II | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | |
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL IV | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | |
ATIVIDADES CURRICULARIZADAS DE EXTENSÃO | |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
Investimento
MENSALIDADE COM DESCONTO | MENSALIDADE NORMAL | CURSO | QUANTIDADE DE MENSALIDADES | DURAÇÃO DO CURSO |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | ARTES VISUAIS | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | BIOLOGIA | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | EDUCAÇÃO FÍSICA | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | FILOSOFIA | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | FÍSICA | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | GEOGRAFIA | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | HISTÓRIA | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | LETRAS | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | LETRAS – PORT/ESP | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | LETRAS – PORT/ING | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | MATEMÁTICA | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | MÚSICA | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | QUÍMICA | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
R$ 119,90 | R$ 179,90 | SOCIOLOGIA | 48 MENSALIDADES | 4 ANOS |
Material Didático |
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Online: Online no AVA do Aluno. |
Impresso: Não DispR$ 160,00 (Semestre) + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.onível |